23 outubro 2015

Cronograma Capilar: Pra que serve? Como fazer?



Oi gatonas,tudo bem?

Hoje o tema e cronograma capilar, na internet tem alguns modelos simples outros complexos porém todos com um único objetivo, ter um cuidado diário e mais especial com os cabelos.
Sabe quando o cabelo tá feio; ressecado; quebrado; elástico; que da até nervoso de passar a mão ou olhar no espelho? Passei por isso,e só vim me dá conta quando  a situação e sua textura começou a me incomodar,até molhado meu cabelo estava feio. Ai você procura na net ou pergunta a amiga qual creme de HIDRATAÇÃO é o melhor pra comprar.Compra o melhor dos melhores usa e não vê resultado né?! Isso tem explicação amiga,todo cabelo precisa de HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO.È aqui que o cronograma entra em cena,porque você cria um calendário a ser seguido por 3 etapas para recuperar os cabelos devolvendo a saúde dos mesmos. Os três procedimentos são realizados durante a semana, no período de um mês.


O QUE É UM CRONOGRAMA CAPILAR?

Um cronograma capilar nada mais é do que uma tabela de cuidados específicos para "alimentar" (isso mesmo, para repor aos cabelos o que eles precisam) e ficarem sempre fortes, saudáveis e bonitos.

COMO FAZER?
O Cronograma se divide em 3 partes: HIDRATAÇÃO -, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO.

Hidratação: É para repor a água aos fios, chamada de Reposição Hídrica, é indicada para todos os cabelos mas, principalmente para os que estão com frizz e/ou ressecados.

O QUE PRECISA TER NOS PRODUTOS DE HIDRATAÇÃO?
Vitaminas, Frutas, Ervas, Glicerina ou Glicerina Vegetal, Extratos botânicos, Pantenol, Aloe Vera, chocolate, mel, Sacarose ou derivados do açúcar etc.

Nutrição: Para repor óleos, lipídios e nutrientes aos cabelos, chamada Reposição Lipídica, indicada para cabelos muito ressecados e porosos.

O QUE PRECISA TER NOS PRODUTOS DE NUTRIÇÃO?
Óleos vegetais extravirgens (temos um leque de opções: Abacate, Azeite de Oliva, Coco, Rícino, Semente de Uva, Karitê, Linhaça, Cupuaçu, Cacau etc.), manteigas e ceras vegetais.

Reconstrução: A Reposição Proteica, indicada para fios quebrados e/ou com queda, para reposição de proteínas e aminoácidos.

O QUE PRECISA TER NOS PRODUTOS DE RECONSTRUÇÃO?
Queratina (Seus aminoácidos: Cisteina, serina, prolina, argilina) e colágeno.


 Na internet existe algumas  tabelas de cronograma capilar, mas como a gente bem sabe: CADA CABELO É UM CABELO... Então vá testando ordens diferentes de acordo com a necessidade dos seus fios (se são muito ressecados faça mais nutrição, se são muito quebradiços faça mais reconstrução, e por aí vai...)



Cronograma pra Cabelos Saudáveis
Todo cabelo precisa de hidratação e se o cabelo está saudável, não tem a necessidade de fazer mais que uma reconstrução por mês.

1ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição
2ª Semana: 1 Hidratação + 1 Hidratação
3ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição
4ª Semana: 1 Hidratação + 1 Reconstrução (leve)

Cronograma pra Cabelos Levemente Danificados
Se o cabelo está ressecado, tem luzes ou coloração, mas não está frágil, com quebra ou queda, também não há a necessidade de reconstruções constantes, mas é interessante fazer um balanceamento maior entre hidratações e nutrições.

1ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + Hidratação
2ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição  + Hidratação
3ª Semana: 1 Hidratação + 1 Reconstrução + Hidratação
4ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + Hidratação

Cronograma pra Cabelos Muito Danificados

1ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + 1 Reconstrução
2ª Semana: 1 Nutrição + 1 Hidratação + Nutrição
3ª Semana: 1 Hidratação + 1 Nutrição + 1 Reconstrução
4ª Semana: 1 Hidratação + 1 Hidratação + 1 Nutrição

É só uma sugestão, cada cabelo necessita de um cronograma personalizado. Fazendo errado pode conseguir um efeito contrário e estragar mais ainda.

NÃO SE ESQUEÇA: Intervalo de no mínimo 24 horas entre cada etapa!


Máscaras de hidratação Possuem componentes como silicones, alcool modificado, são a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina…

Máscaras de Nutrição São fáceis de identificar pois geralmente contém a palavra “óleo” no nome. Máscaras com óleos e manteigas na fórmula são de efeito nutritivo. 
Máscaras de Reconstrução - A base de creatina, queratina, arginina, colágeno.


beijinhos, fiquem com Deus e até a próxima ♥







3 comentários:

  1. Adorei a postagem, bem completa e explicada. Meu cabelo parece saudável, mas é bom cuidar.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / Meu espaço Natura / CK Designs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por este post!
    Estava mesmo buscando saber mais a respeito deste tema e esse post ajudou super!

    Um Beijo da Rabêlo ♥
    BLOGYOUTUBEFAN PAGEINSTAGRAMTWITTER

    ResponderExcluir